Pacientes têm idade avançada e recebem tratamento domiciliar por meio do programa do Governo Federal Melhor Em Casa. Gustavo Queiroz e Rouane Azevedo fazem visitas e reafirmam compromisso da Prefeitura de Trindade com a saúde pública
Na tarde desta quarta-feira (22/11), a secretária de assistência social Rouane Azevedo e o secretário de saúde Gustavo Queiroz visitaram pacientes do programa Melhor Em Casa e fizeram a entrega de camas hospitalares e colchões.
No setor Vila Maria, na região central de Trindade, o senhor Jovelino Francisco de Queiroz recebeu um colchão caixa de ovo acompanhado de capa protetora. Portador de Parkinson e escoliose grave, Jovelino já foi pedreiro e hoje sente muita dor nas costas.
A equipe da prefeitura foi recebida pela filha dele, Lucineide, na sala da casa da família. “A vida dele é nesse sofá”, explicou a filha, resumindo as dificuldades enfrentadas pelo pai.
A visita seguinte foi feita na casa da senhora Valderina Lina Santos, que sofre de Alzheimer e já havia recebido, no dia anterior (21/11), uma cama hospitalar com colchão pneumático. Valderina se alimenta por sonda a partir de dieta elaborada pela equipe médica que a acompanha e recebe fraldas geriátricas para uso diário, também do programa Melhor Em Casa.
A filha de Dona Valderina, Clarinda Lina Santos, comentou o quanto o programa é importante para o tratamento da mãe: “O atendimento é maravilhoso, sempre me ajudaram. Que melhorem cada vez mais.”.
Irani Borges de Oliveira, também diagnosticada com Alzheimer, foi outra paciente visitada pelas secretarias de saúde e assistência social. Aos 86 anos e acamada, ela recebeu alta do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) há duas semanas e recebe os cuidados das duas filhas em casa.
O secretário de saúde Gustavo Queiroz ressaltou a importância das visitas aos pacientes da rede pública de Trindade. “Estamos trazendo nosso compromisso de mais cuidado e carinho com os nossos pacientes.”. A secretária de assistência social Rouane Azevedo corrobora: “Estamos trazendo um carinho e o abraço do nosso prefeito.”.
O programa Melhor Em Casa é mantido pelo Governo Federal e voltado para pessoas que têm dificuldades temporárias ou definitivas de se deslocar até unidades de saúde ou para pessoas que estejam em situações nas quais o atendimento domiciliar é melhor indicado para o tratamento. No programa, os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.